terça-feira, 21 de dezembro de 2010

POR QUE O NATAL É TÃO IMPORTANTE?

Texto adaptado por Valdinete Vasconcelos Ribeiro – valdinetevribeiro@yahoo.com.br

“CELEBRANDO UMA VIDA COM PROPÓSITOS” (Livro) – autor: Rick Warren – 2010.

PARA REFLEXÃO, sem fins lucrativos.

É a maior festa do ano no mundo inteiro. Outros feriados são comemorados em um único dia, mas o Natal é enfatizado durante todo o mês, ou um doze avos do ano. Durante a época do Natal, bilhões de pessoas deixam de lado a rotina normal para decorar a casa, mandar cartões, comprar presentes, assistir a espetáculos, comparecer a celebrações em igrejas, cantar músicas natalinas, assistir a especiais na televisão e viajar longas distâncias para encontrar parentes. As cores e os sons do Natal enchem o ar em todos os lugares. Existem lojas e até mesmo profissões dedicadas exclusivamente a preparar a celebração desse feriado. Quando chega o Natal, você simplesmente não consegue deixar de perceber: ele está em todo lugar.

É impressionante pensar que o nascimento simples e despretensioso de um menino camponês, ocorrido há mais de dois mil anos no Oriente Médio, possa provocar congestionamentos no mês de dezembro em lugares como Nova York, Tóquio, Rio de Janeiro, Recife ou Salvador.

Talvez você nunca tenha percebido que todas as vezes em que olha o calendário, quando se refere a uma data ou a escreve, você está usando Jesus Cristo com seu ponto de referência. Por causa de Jesus, a história se divide em a.C. (antes de Cristo) e d.C. (depois de Cristo) ou A.D. (Anno Domini, “no ano do Senhor”, em latim). Quaisquer outros eventos da história bem como todo compromisso de sua agenda hoje estão datados de acordo com a quantidade de ias e anos que se passaram desde que Jesus apareceu na Terra.

Até mesmo seu aniversário é datado de acordo com o aniversário dele. Na noite que Jesus nasceu em Belém, um pequeno grupo de pastores pobres cuidava tranquilamente de seus rebanhos em um campo próximo, olhando para as estrelas. Nada parecia muito diferente das milhares de outras noites que eles já haviam presenciado. Mas o que estava prestes acontecer transformaria não apenas a vida deles, mas bilhões de outras vidas também. O mundo nunca mais seria o mesmo. De repente, uma luz brilhante iluminou o céu, um anjo de Deus apareceu acima deles e começou a lhes falar. Aquilo parecia inacreditável e, por isso, eles ficaram assustados.

A Bíblia nos conta a história original do Natal.

Leia Lucas 2: de 8 a 14.

O anjo disse que o Natal traria “grande alegria para todo o povo”. Será? Para muitas pessoas, a preparação para o Natal está mais para uma luta do que para uma fonte de felicidade. É uma fonte de estresse. Elas sentem pressão, e não prazer, quando chega o Natal. É uma obrigação, não uma alegria. Elas suportam o Natal, em vez de desfrutá-lo. Reflita sobre isto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário