segunda-feira, 26 de abril de 2010

CD SALADA DE VOZES PROJETA PERSONALIDADES, FIGURAS POPULARES E PITORESCAS, E DESTAQUES DA NOSSA CIDADE

O Jornalista Castanha faz declarações sobre Imprensa do Interior ao Jornalista Ricardo Carvalho

O coordenador deste blog está projetando em CD mensagens e entrevistas de várias personalidades da sociedade local. Um deles, Jornalista Cláudio Castanha, que em suas declarações falou do jornalismo em todas as esferas, enfatizando o jornalismo interiorano e situando entre a figura principal da imprensa agrestina o Colunista Ricardo Carvalho, que tem 46 anos divulgando nossa cidade.
Castanha acha que Carvalho alicerçou a história jornalística de Gravatá, quando ainda era correspondente do Diário de Pernambuco e Jornal do Commercio. Ele diz na sua entrevista que Ricardo Carvalho, atualmente, faz grandes entrevistas e concede entrevista em rádio e televisão escrevendo artigos que mostram todo potencial turístico da terra de Carreiro de Miranda. Estas declarações foram obtidas durante a festa de aniversário da jovem Maria Corretora, que aglutinou um número de personalidades e empresários que vivem em Recife e Gravatá. As declarações do jornalista Castanha, que possui um blog, foram gravadas pelo M. M. S. e farão parte da coletânea intitulada Salada de Vozes.

Dr. GILSON - UM MÉDICO ESPECIAL

O médico psiquiatra Dr. Gilson fala sobre as doenças da psiquiatria.
Entrevista concedida a Ricardo Carvalho.
O Dr. Gilson, médico psiquiatra e geriátrico, também especializado em medicina forense, concedeu uma entrevista especial falando dos distúrbios produzidos pelos neuropsicopatas. Enfatizou a depressão que é uma das doenças mais comuns na psiquiatria da atualidade. O médico em foco trata das várias doenças originadas nos distúrbios da mente e da personalidade de seus clientes. Fez paralelos entre a pedofilia e outras doenças do cérebro. Sua entrevista total será divulgada oportunamente em jornais da cidade e em revistas editadas no Agreste pernambucano. Dr. Gilson tem consultório em frente ao Hospital Dr. Paulo da Veiga e atende sua clientela a partir das 14:00hs. Ele está entre as personalidades do CD Salada de Vozes.

ÂNGELO MONTEIRO: POETA E AUTOR DE VÁRIOS LIVROS CONCEDE ENTREVISTA

O Escritor e Poeta Ângelo Monteiro, esteve recentemente em Gravatá e na oportunidade falou de sua obra literária que chega em forma de oito livros editados e lançados por ele ao longo de sua vida de poeta clássico. Já esteve em Portugal, na Espanha e n’outros países divulgando a poesia clássica e fazendo palestras sobre o mesmo tema. Ângelo Monteiro, é a expressão maior da poesia brasileira. Tivemos a honra de gravar suas declarações para este novo CD que projeta intelectuais da terra e de outras cidades.
Nesta foto, a aniversariante Maria Corretora, o Jornalista Marcelo Mesquita da Revista Total e o Candidato a Deputado Dr. Bione.
Na oportunidade, a aniversariante recebe o Troféu Revista Total.

ANIVERSÁRIO DE MARIA CORRETORA

Estivemos presentes na festa de aniversário de Maria Corretora, exatamente no salão de recepções do Manibu. Figuras da sociedade gravataense, corretores de Recife e desta cidade, além de representantes de jornais e revistas de Gravatá e ainda a TV Pernambuco participaram da festa de aniversário desta jovem que entrou no rol das aniversariantes de destaque, considerando que ela é uma das mais fortes corretoras da empresa Manibu e outras similares. Entre figuras de destaque presentes a bonita festa, registro Jornalista Marcelo Mesquita – da Revista Total, Eduardo Franco – Revista do Interior, Antônio Mozart – Revista Gravatá, jornalista Cláudio Castanha – Jornal Viva Gravatá. Também os representantes de emissoras e serviços de som. A festa foi regada a ótimos salgadinhos, uísque, champagne e coquetéis de vários tipos. A aniversariante simpática e solícita foi cumprimentada pelas pessoas, inclusive por representantes da imprensa do Agreste. O Comunicador Joel Andrade, de maneira entusiasmada fez uma retrospectiva da vida da jovem aniversariante, enquanto o jornalista Marcelo Mesquita entregava um troféu da Revista Total a aniversariante. Ao jornalista Ricardo Carvalho, que gravou toda a festa, Maria Corretora enfatizou a sua grande alegria em receber amigos em sua festa de aniversário. Entre outras coisas, disse: “Estou emocionada e vou falar poucas palavras: Não esperava tudo isso. Essa premiação foi maravilhosa e a presença de vocês é tudo de bom nesta tarde. Muito obrigada pela presença de todos.” Terminando suas palavras, Maria Corretora foi saudada com o tradicional parabéns para você e a festa continuou até as primeiras horas da noite.

DECLARAÇÕES GRAVADAS POR UMA MULHER QUE COMPLETOU 104 ANOS DE IDADE

Estivemos visitando, na quarta-feira, 21 de abril, a Sra. Deolinda Maria da Conceição, que completou no dia 10 de março p. passado, 104 anos de vida.
Feliz, falante e entre um gole e outro de coca-cola, falou de sua vida centenária. Disse que nasceu em Frexeiras – Chã Grande – Pernambuco. Trabalhou na agricultura com seu pai por longos anos. Não tinha abertura para se divertir e as coisas naquele tempo eram difíceis. Depois conseguiu namorar com um rapaz da vila, o qual tocava violão e cantava a luz do luar da aldeota conhecida como Frexeiras. Apaixonou-se por dito rapaz e ele pediu consentimento ao pai para visitá-la em casa só aos domingos, mas era muito vigiada e seu namorado por determinação rígida da família, só podia ficar a cinco metros de distância. Não havia abraços, beijos e outros carinhos que são normais naqueles que se apaixonam por alguém. Apesar de tudo a paixão de Deolinda pelo seu namorado podia ser uma nova edição da paixão que aconteceu há 2 séculos passados entre Romeu e Julieta. Amor que foi abordado e lido por milhões de pessoas na conhecida obra Romeu e Julieta.
Deolinda recebeu um convite de seu namorado e fugiu e afirma que o Padre João Inácio, de Chã Grande, se opôs ao casamento em razão de sua pouca idade – 16 anos. Também o Frei Damião que vinha a Gravatá e Chã Grande vetou o casamento daqueles jovens, até que ele disse numa conversa reservada a Frei Damião: “Se o Sr. não me casar com Deolinda, eu me ‘amigo’ com ela. Ouvindo essas palavras, Frei Damião resolveu o impasse realizando o casamento dos jovens apaixonados. Dessa união surgiram 6 filhas e 1 filho. Deolinda disse: “Não fui feliz no casamento. O meu marido não gostava de trabalhar; era um farrista de primeira e com seu violão bem tocado e sua voz maravilhosa passou a conquistar outras moças, o que representou para mim uma grande decepção no casamento.”
Atualmente, Deolinda vive com uma de suas filhas mais velhas no Distrito de Santa Luzia. Diz que é muito feliz, mas seu desejo maior é receber uma casa do Prefeito de Chã Grande, o Sr. Diogo e assistir a um show com Leonardo, do qual é fã incondicional. Afirmou textualmente, ao entrevistador que apesar das doenças normais da velhice, sente-se muito feliz e mesmo com 104 anos deseja prolongar a sua vida e realizar seus limitados desejos. O pronunciamento de Dona Deolinda fará parte do CD Salada de Vozes.

JOÃO PAULO PASSA FÉRIAS EM NOVA YORK

O Bancário João Paulo de Carvalho que atua como funcionário no Banco do Brasil de Amaraji, está passando férias em Nova York na residência de sua irmã Grasiela Carvalho no bairro de Mahata. Já fez ligações para este colunista e falou das belezas de Nova York, me parece, a 2ª maior cidade do mundo. A João Paulo e Grasiela que estão vendo este blog nos Estados Unidos, o nosso abraço e o desejo de que retornem o mais depressa possível.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

VOZ DE RUI BARBOSA E FREUD, ENTRE OUTRAS, ESTÃO EM DOCUMENTO SONORO

Jornalista gravataense que reside em São Paulo envia matéria que fala sobre colecionador de documentos sonoros. O conterrâneo Flávio Tiné envia uma nota curiosa, publicada num jornal de São Paulo, que transcrevemos na íntegra, através deste blog e que poderá ser lida e comentada no mundo inteiro.

Jornalista colecionador de documentos sonoros quer doar ou digitalizar acervo

O jornalista Luiz Ernesto Kawall, 82, é um colecionador de vozes. Tem em casa 4.000 documentos sonoros – Rui Barbosa, Freud, Monteiro Lobato, Juscelino Kubitschek, Federico Fellini, Édith Piaf, o marechal Rondon – e procura uma instituição que aceite a doação do acervo ou possa digitalizá-lo e disponibilizá-lo na internet.
A “Vozoteca LEK” (iniciais de seu nome) possui, entre outras raridades, 74 gravações de gols históricos cedidas ao Museu do Futebol.
Entre os documentos, há a narração, pelo locutor Geraldo José de Almeida, de um gol de bicicleta feito pelo são-paulino Leônidas, em 1942, contra o Palmeiras. Em uma entrevista em que fala sobre música mineira, o ex-presidente JK diz que uma serenata em Diamantina (MG) “é mais bonita que um passeio de gôndola em Veneza”.
Rui Barbosa, afirma Kawall, tinha a voz rouca, fanhosa e um sotaque aportuguesado. Há um discurso de campanha presidencial de 1913, em que elogia as mulheres.
De Monteiro Lobato há declarações feitas durante o Estado Novo. Ele se diz favorável à exploração do petróleo pelos brasileiros, e não por empresas internacionais.
Um último exemplo: o cantor Francisco Alves fez um concerto ao ar livre no bairro paulistano do Brás, em setembro de 1952. Referiu-se com carinho às “crianças do Brasil, às nossas criancinhas”. Ao voltar para o Rio, horas depois, sofreu o acidente de carro que o matou.
Kawall começou a trabalhar na “Tribuna da Imprensa”, jornal de Carlos Lacerda, na “Gazeta” e na Folha – onde tinha uma coluna dominical sobre artes plásticas – e assessorou dezenas de empresários, artistas e políticos.
Sua obsessão em colecionar vozes surgiu há 40 anos, mas o jornalista tem poucas entrevistas feitas por ele mesmo. Boa parte dos documentos foi comprada, doada ou copiada de outras fontes. A digitalização dependeria de acordo de direitos autorais.
Por enquanto, há três instituições que já se mostraram interessadas pela vozoteca: o Centro Cultural São Paulo, o Instituto Moreira Salles e o governo de Minas Gerais.
(Folha de São Paulo, 09/03/2010)
Ouça comentários e trechos do acervo: www.folha.com.br/1006314

O CRISTO DO CRUZEIRO

Uma das obras mais importantes, construídas em Gravatá, no setor religioso, é o Cristo do Cruzeiro, a qual teve a participação direta do arquiteto Caetano Varela e que desejou dotar Gravatá de uma escultura que chamava a atenção dos gravataenses e de visitantes, não somente do Estado de Pernambuco, mas de outras cidades, até do Sul do País.
O Cristo do Cruzeiro é considerado uma obra perfeita. Tem características parecidas com o Cristo do Rio de Janeiro. Foi colocado no pedestal em 1941 e para concluí-la Caetano Varela recebeu o apoio de trinta e oito prostitutas que doaram o arame contido em lastros da cama onde dormiam essas senhoras. O fato se deu porque o então Prefeito do Município Sr. Edvaldo Correia Lima, não prestigiou o arquiteto gravataense subestimando seu belíssimo trabalho.
O Cristo Redentor, a Igrejinha do Cruzeiro e a Escadaria da Felicidade com trezentos e sessenta e cinco degraus, tornou o Alto do Cruzeiro uma das paisagens mais atraentes do Agreste pernambucano.
O Cristo do Cruzeiro - de Gravatá - é uma escultura do
Arquiteto gravataense Caetano Alves Varela.
Foto de Dirceu Pintor

FREI DAMIÃO

Uma figura religiosa que polarizou as atenções dos gravataenses quando celebrou sua primeira missa aqui em Gravatá, no Riacho do Mel, há mais de sessenta anos.
Depois desse fato, Frei Damião veio a Gravatá, centenas de vezes em missões e todos os dias, a partir das quatro horas da manhã, percorria as ruas da cidade em companhia dos fiéis. Ele cantava e falava dos pecados que não se devia cometer. Às vezes preconizava fatos e acontecimentos que se materializavam, provocando a admiração das camadas religiosas.
Frei Damião ocupou espaço na imprensa brasileira e a cidade de Gravatá prestou uma verdadeira homenagem póstuma a essa figura que tem sua estátua colocada em ponto principal da Fazenda Riacho do Mel, atraindo a presença de muitas pessoas que consideram Frei Damião um Santo, embora não tenha havido a sua canonização.
Veja foto abaixo:

Frei Damião, durante mais de cinquenta anos fez missão em Gravatá,
onde celebrou sua primeira missa.
Foto de Dirceu Pintor

quarta-feira, 7 de abril de 2010

FLAGRANTES DE GRAVATÁ

O jornal Rota 232 publica na página 8 a coluna Flagrantes de Gravatá, escrita pelo jornalista Ricardo Carvalho, responsável também por este Blog.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

AGOSTINHO ASSUME NOVO MANDATO DE VEREADOR

Agostinho volta a ser vereador de Gravatá, na sexta-feira 09/04, foi isso o que garantiu o presidente da Câmara Municipal de Gravatá, Júnior de Paulo.
Com a cassação do mandato do vereador Ademir de Gonçalo que infelizmente perdeu o seu cargo por conta de uma decisão judicial, Agostinho como primeiro suplente ficou no aguardo de um comunicado da presidência da Câmara, para programar a posse.
Independente de qualquer outra coisa a Câmara perde um grande vereador: hábil, articulador, leal e firme nas suas posições que é o vereador Ademir de Gonçalo.
Em compensação, Gravatá ganha Agostinho na Câmara outra vez. Todos sabemos que Agostinho é um homem sério, honrado e corajoso, sempre defendendo os interesses do povo de Gravatá.

(Texto de Tomaz de Aquino, transcrito do Jornal Rota 232, Edição 27- março 2010)