sexta-feira, 12 de março de 2010

CARAPEBA VENDE E FALA SOBRE ERVAS MEDICINAIS



Texto de Ricardo Carvalho
Foto de Dirceu Mendes

Este colunista é um apaixonado por assuntos que tratam, especificamente, de ervas medicinais, razão pela qual já fez quatro entrevistas com pessoas diferentes. A última foi com o Sr. Valdeci, que, infelizmente após três meses da publicação da matéria, morreu repentinamente.
Agora em foco o Sr. José Josino dos Santos mais conhecido pelo apelido Carapeba. Ele mora na Rua do Cruzeiro, nº 5, tem setenta anos, oito filhos, é casado e vive exclusivamente da venda de raízes medicinais. Descontraidamente diz ao repórter que as raízes, realmente, têm poder de cura.
A primeira pergunta descreve nome e eficácia das ervas medicinais. Exemplo, a oiticica serve para diabetes, caju roxo para inflamação, juá serve para queda de cabelo, aroeira para inflamação, babatenon para inflamação, jatobá para impotência.
Completa as perguntas dizendo que há trinta anos vive neste ramo. Acha-se feliz e trabalhando desta maneira, criou seus filhos e quatro desses vive no mesmo ramo. Afirma o raizeiro Carapeba que vende sua mercadoria não só aqui, mas também em Bezerros, Caruaru, Vitória, Chã Grande e Recife.
Entusiasmado com as perguntas, Seu Carapeba diz com um sorriso nos lábios: “Agora mesmo saiu no repórter que a casca da mangaba serve para colesterol e para outras coisas e que foi procurado por algumas pessoas de Gravatá e Recife”.
Para diabetes também existe guajiru, insulina e outras. Para tosse tem angico, acançu, imburana de cheiro.
Com referência a aplicação de ervas para câncer, o entrevistado afirma que não conhece cura, entretanto aponta babatenon, como erva indicada por inúmeros raizeiros.
Continuando o bate-papo diz o nosso entrevistado que a raiz de pega pinto serve para próstata e corrimentos vaginais nas mulheres.
Interpelado sobre o que é mais eficiente para sistema nervoso e insônia, diz o Sr. Carapeba que o mulungu é tiro certeiro.
Animado na conversa acrescenta que uma erva chamada cipó é bastante usada para emagrecer.
Quase ao término da entrevista o Sr. José Josino repete uma relação grande de outras ervas que negocia em seu simplório ponto de venda na rua do Cruzeiro. Destacando, ainda, o pau d’arco dos tipos roxo e amarelo e afirma que o roxo é o mais procurado.
Enquanto conversava mais um pouco com o Sr. Carapeba, o fotógrafo Dirceu Mendes o fotografava junto às ervas expostas numa mesa.
Finalizando, disse que se sentia muito bem nessa profissão, tendo criado os filhos, e também nunca vendeu nada errado.
Rindo e demonstrando muita felicidade, toma conhecimento que esta entrevista será divulgada pelo mundo inteiro através deste blog e simultaneamente publicada em jornais da cidade.

5 comentários:

  1. Meu nome é Francisco Castro Lima, sou de Teresina-PI., Quero aqui informar a todos os Brasileiros que vem sofrendo de ASMA, DIABETES e CÃNCER, que tenho o tratamento e cura para cada doença. Informações pelos Tels. (86)3084-3648 / 8815-2704 Ou por E-mail Vale a pena me consultar.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do seu blog, já estou te seguindo e gostaria de saber como faço para adquirir o preparo de babatenon aqui em Recife?
    aproveito o ensejo para pedeir que dê uma passadinha no meu blog: http://conectividadescrita.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá! Muito Boa esta matéria!
    visite também este site www.varizestemcura.com
    sobre tratamento para varizes.

    ResponderExcluir